AMA

Academia de Música de Alcobaça

A Academia de Música de Alcobaça (AMA) é uma escola de ensino especializado de música e dança, autorizada pelo Ministério da Educação (ME) desde 2002, que resulta da iniciativa da Banda de Alcobaça (BA), dando sequência ao trabalho de formação de jovens músicos desenvolvido desde 1985.

Com um corpo docente composto por 60 professores, a AMA conta com cerca de 2000 alunos em todos os seus projetos, sendo a sua atividade principal os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança frequentados por mais de 600 alunos.

Outras áreas relevantes são, desde 2006, as aulas de música e outras expressões artísticas no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo. A AMA assegura ainda a expressão musical e/ou corporal junto de várias instituições de ensino pré-escolar privado e tem vindo a desenvolver, mais recentemente, um projeto inclusivo que abrange já dezenas de alunos com necessidades educativas especiais. Através de uma parceria com a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA) a AMA ministra ainda cursos neste universo.
Desde o ano de 2011 que, numa parceria com a Escola Secundária D. Inês de Castro (ESDICA), oferece o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão e o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, este último uma das raras ofertas a nível nacional. Através de uma parceria com a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA) a AMA ministra ainda cursos neste universo.

Para além desta oferta educativa, a AMA organiza, desde 2002, o Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, um dos mais importantes eventos do género no país, e o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (o qual se realiza de dois em dois anos desde 2009), ambos em colaboração com a Câmara Municipal de Alcobaça.



min_educacao.gif

 
Todos os direitos reservados :: © 2017