Projectos
Academia de Dança de Alcobaça

A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) é um dos mais recentes e activos projectos da AMA, admitindo alunos para as Iniciações (1.º Ciclo de Ensino Básico) e para os Cursos Livres (a partir dos 3 anos) de Dança. Integrando várias modalidades, os Cursos Livres destinam-se a todos aqueles que pretendam ter contacto com diversas áreas da dança, e/ou uma formação complementar. Nestas aulas, o aluno é colocado em contacto com o seu corpo, trabalhando com ritmos variados, estimulando a criatividade, a espontaneidade e explorando de forma consciente o espaço envolvente, constituindo também uma forma de fomentar o interesse para a prática da dança em geral.

Quanto às aulas da Iniciação, onde se prevêm modalidades de Técnica de Dança Clássica e Dança Criativa, têm implícito um conteúdo vocacional, já que visam a aprendizagem de uma técnica específica no contexto artístico da Dança. Tem por objectivos proporcionar aos alunos uma formação inicial e básica nos domínios das técnicas de dança e experimentação criativa, bem como desenvolver a percepção artística. É ministrado aos alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo uma frequência obrigatória de 4 horas semanais.

A ADA participou ainda com os seus alunos na última edição do Concurso Internacional de Dança - Dançarte, importante competição nacional que se realiza habitualmente durante o mês de Abril em Faro, destinado a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras. Também recentemente, a ADA lançou três novos Cursos Livres de Dança: "Ritmos Brasileiros", "Capoeira" e "Ritmos Latinos", revelando a sua aposta em novas formas de dança.


Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça

O Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça é um dos mais relevantes acontecimentos artísticos na zona Oeste, constituindo hoje, e graças à qualidade indesmentível da sua programação, uma verdadeira instituição cultural em toda a região e um dos eventos com maior destaque no plano nacional e internacional. É um espaço de concertos e espectáculos, tanto como um lugar de descoberta de novos e velhos talentos (regionais, nacionais e internacionais) no universo da música universal, conjugando na perfeição, e como poucas iniciativas do seu género, as qualidades criativas, culturais, arquitectónicas e turísticas de uma região inteira e de tudo aquilo que esta tem para oferecer.

Apresentando regularmente formações e instrumentos inéditos, sem esquecer uma aposta cada vez mais crescente e reforçada em jovens talentos, o Cistermúsica tem ainda promovido uma forte descentralização cultural levando a música a um acrescido número de freguesias e monumentos do concelho. Normalmente o festival realiza-se durante os meses de Junho e Julho, num contexto onde a formação e sensibilização musical dos públicos locais acaba por se combinar na perfeição com a passagem pela região dos mais diversos públicos turísticos que anseiam nestes locais muitas vezes, mais do que o testemunho de um passado rico, experiências únicas e culturalmente relevantes.




CIMCA - Concurso Internacional de Música de Câmara "Cidade de Alcobaça"


O Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (CIMCA) tem como objectivo a divulgação da Música de Câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade dos participantes. Este é um projecto que procura ainda colmatar uma lacuna nacional no que se refere a eventos que premeiam o mérito de músicos e grupos nacionais e também estrangeiros que encaram o nosso país como uma possibilidade de lançarem a sua carreira, celebrando por outro lado o talento, a criatividade e a capacidade dos jovens músicos.

Nesse sentido, a internacionalização do CIMCA tem sido um dos objectivos ganhos desde logo nas duas primeiras edições, realizadas em 2009 e em 2011, onde Alcobaça foi uma plataforma para músicos e grupos das mais diferentes nacionalidades: Brasil, Estados Unidos, Espanha, Polónia, França, Rússia e Portugal. A credibilidade do CIMCA assenta num conjunto de virtudes que começam pela tradição histórica que a Música tem no Concelho de Alcobaça, mas, essencialmente, pela qualidade e distinção do júri que tem a árdua missão de avaliar as prestações de todos os grupos.


 
Todos os direitos reservados :: © 2017